Perfil - George R. R. Martin

12:07:00 AM

George Raymond Richard Martin nasceu em Bayonne, Nova Jersey em 20 de Setembro de 1948. é roteirista e escritor de ficção científica, terror e fantasia estadunidense. Estudou o ensino médio em Mary Jane Donohoo e Marist School. Começou a escrever já bem novo, vendendo suas histórias de terror para os garotos da vizinhança por alguns centavos, Mais tarde ele se tornou um fã de quadrinhos e colecionador, e começou a escrever ficção para fanzines. Sua primeira publicação profissional se deu em 1970, quando ele tinha 21 anos. "The Hero", vendido à editora Galaxy e publicado em Fevereiro de 1971. George se formou em jornalismo com elogios pela Northwestern University, de Illinois e depois como Mestre em jornalismo pela mesma universidade.


George R. R. Martin, como é mais conhecido, ganhou diversos prêmios por seus contos, como o hugo Award e Nebula Award. Apesar de muito de seu trabalho ser de fantasia ou terror, alguns de seus trabalhos iniciais se encaixavam em ficção científica, ou em história futura. Ele também escreveu pelo menos uma obra de cunho político-militar, "Night of the Vampyres".

George passou a escrever para a televisão e como editor de livros na decada de 1980, trabalhando em projetos como "The New Twilight Zone" e "The Beauty and the Beast".
Em 1991, Martin voltou a escrever livros, começando a escrever aquilo que eventualmente se tornaria a série de fantasia épica, "A Song of Ice and Fire", começndo com o sucesso "Game of Thrones", lançado em 1996. Seguido por "A Clash of Kings" e "A Storm os Swords". Em novembro de 2005, "A Feast for Crows", o quarto volume da série, se tornou o livro mais vendido da lista do The New York Times, alcançando a mesma posição na lista do The Wall Street Journal. A série foi aplaudida por autores, leitores e críticos do mundo inteiro.
Em 2007 a HBO comprou os direitos de uma adaptação dos livros em uma série de TV, que estreiou em 2011 com altos indices de audiência e críticas extremamente positivas, tendo o próprio George Martin como colaborador, inclusive escrevendo alguns dos epísódios.
A série pretende cobrir cada temporada com o enredo de um livro e a própria HBO já declarou permancer com a série enquanto houver livros.
George é um colecionador, desde quadrinhos e livros até miniaturas de temas medievais, os quais os mantêm desde jovem.
Em 15 de fevereiro de 2011, Martin se casou com sua namorada de longa data, Parris McBride, em uma pequena cerimônia para amigos e familiares em sua casa em Santa Fé, Novo México. O casou trocou alianças inspiradas em anéis célticos, feitos sob encomenda por atesãos locais.

Você também vai gostar de...

0 comments

Deixe aqui seu comentário e, se quiser, assine nosso Feed para receber as publicações do "The Reader" em seu e-mail.